Olá, eu sou o Hugo Medeiros (@advogadodigital), advogado do digital, especializado em agências de lançamentos e agências de marketing. Se você ainda está em dúvida se é importante ou não ter uma assessoria jurídica ou se é importante fazer contratos com seus especialistas e colaboradores, aqui vão 5 motivos para você NÃO fazer contratos.
- Você não quer ser levado a sério
Sim, um contrato vai tirar aquela leveza que você carrega na alma, não é? Vai acabar deixando você com uma cara muito séria e você não quer isso. As pessoas vão acabar confundindo esta seriedade do contrato com aquele “chatão” que quer tudo certinho demais. Talvez seja melhor continuar sem contrato, pois, afinal…
- Você não quer segurança
Um contrato vai acabar prevendo muitas questões que poderão dar dores de cabeça terríveis e até mesmo acabar com sua agência de lançamento, mas você prefere o risco extremo. Isso vale também para aquelas agências de lançamento que usam modelo de contrato da internet. É quase a mesma coisa do que não ter um contrato, afinal, somente um especialista vai avaliar a situação da melhor forma e produzir cláusulas que vão assegurar seu negócio. Além disso…
- Você não ama sua agência de lançamento
Um contrato vai ser para sua empresa como a água é para uma planta. Ele vai dar vida ao seu projeto, vai estruturá-lo, vai assegurá-lo, mas no fim das contas você não quer um contrato porque nem gosta tanto da sua agência e não acredita nela. Ah! Sem esquecer do fato de que…
- Você não gosta de organização
O contrato, além de proporcionar tudo o que já falei neste post, ainda te dará organização, afinal, é através dele que serão colocados os prazos para cumprimento do serviço e, também, onde estará colocado a cláusula da LGPD para a agência de lançamento e para especialista ou seu colaborador. Por fim…
- Você não liga para a inadimplência
O contrato vai estabelecer que sua agência receba a parte dela no momento de divisão de lucros, vai estabelecer o que o expert pode ou não pode em relação ao dinheiro e quanto ele também receberá. O problema é que não liga para inadimplência dos seus clientes e não liga caso o expert simplesmente saia da noite para o dia da sua agência levando embora com ele todo o conhecimento e trabalho de sua agência de lançamento.
Deu para perceber a necessidade de contrato para sua agência de lançamento? Não perca tempo e não espere o tempo passar para profissionalizar sua agência de lançamento. Muitos lançadores acabam esperando um ou dois lançamentos para terem dinheiro e só depois pensarem em profissionalização do negócio em si e este erro pode ser simplesmente o fim de um sonho que mal começou.
Em outros posts vou explicar melhor as implicações de não haver contrato, por exemplo, entre a agência de lançamento e o especialista (expert). Isso simplesmente vai acabar com sua agência.
Conte com uma consultoria especializada em LGPD e que entenda suas dores.
Qualquer dúvida, entre em contato.
Compartilhe esta informação com quem também precisa saber disso.
Me siga no Instagram: @advogadodigital
Um abraço e até o próximo post!