Os 5 problemas de quem trabalha no marketing digital! (minha visão de advogado)

Olá, eu sou o Hugo Medeiros (@advogadodigital), advogado do digital, especializado no atendimento a agências de lançamentos e agências de marketing e hoje vou compartilhar com você minha visão sobre o que acredito que são os principais problemas de quem trabalha neste setor. É importante dizer que este post é muito mais um alerta do que qualquer outra coisa! É a minha visão, de acordo com a minha experiência, ou seja, experiência de quem já ajudou muita gente do marketing digital a se estruturar melhor juridicamente.

Imediatismo

Sinto que o pessoal do marketing digital, principalmente quem está começando, talvez ao ver os grandes players do mercado, acaba por se deslumbrar com a aparente riqueza dos mesmos (muitos, de fato, são ricos!). Esta imaturidade por parte dos novatos, de querer resultado rápido e quase que imediato, simplesmente acaba com o projeto de muita gente, uma vez que muita coisa errada acaba sendo feita por pura falta de experiência. A falta de consistência e a falta de estrutura do negócio também são coisas que contribuem demais para o fim precoce do sonho de viver de marketing digital.

Estuda muito, pensa pequeno

Outra percepção que tenho de alguns, é que a pessoa entra no marketing digital com “sangue nos olhos”: compra cursos e mais cursos, estuda bastante, mas continua pensando pequeno. Isto é, quando a pessoa termina de fato algum curso, não é? O fato é que estudar muito, sem executar, acaba minando sua energia e seu negócio. Além disso, só estudar, sem executar e sem cuidar do seu negócio, como fazem os grandes players, só contribui para seu insucesso. Você acha mesmo que o Erico Rocha não tem um bom advogado ou bom contador para assessorá-lo, por exemplo? Acha que a Ellen Salomão não faz contrato? Ou que o Pedro Sobral faz contrato por vídeo? Please! Portanto, se você mira nessas pessoas e se inspira nelas, faça igual a elas: cuide de seu negócio como se ele fosse grande!

Prega valorização, mas não valoriza

Principalmente para experts ou infoprodutores: pregam a valorização do infoproduto, querem que o ticket seja alto, mas na hora de valorizar trabalho de terceiros, não valorizam. A verdade é que não entendem que um lançamento, por exemplo, é formado por uma verdadeira equipe multidisciplinar. Veja, o que seria um lançamento sem um contrato de parceria entre expert e lançador? Sem um copy? Sem um gestor de tráfego? Sem um filmmaker? Entende? Muita gente quer ganhar, mas não quer dividir de forma justa, e isto é um erro que acaba com muitos players que seriam bons no mercado, mas a ganância não os deixa ver além.

Não administra e acha que sempre terá sucesso

Os lançamentos digitais são muito voláteis. A depender da época, um lançamento pode dar muito certo ou muito errado. É quase difícil você ver um lançamento “empatar”, ou seja, ou ele dá grana ou vai ter prejuízo, invariavelmente. Ocorre que muita gente do marketing digital se deslumbra com a quantidade de faturamento (que também é diferente de lucro), e acaba por não reinvestir este dinheiro na empresa e, muitas vezes, gasta de forma burra… Dinheiro na mão, é vendaval, já diziam. Se você faturar bem num lançamento, guarde dinheiro, reinvista, trabalhe com ele de forma inteligente, pois nem todo lançamento vai dar certo.

Não tem segurança jurídica

Para mim, este é o erro mais fatal dos negócios digitais. Sim, imagina aquele lançamento feito sem contrato com o expert e o coprodutor? Você provavelmente já viu esta história por aí. A questão que quero deixar claro é: você vai precisar contratar um advogado especialista em atender o marketing digital. Não tem como ficar sem. É a mesma coisa de lançar e não ter o expert. Só um advogado vai proporcionar a segurança jurídica total a respeito das coisas necessárias para fazer seu negócio rodar. Você acha que os grandes players não tem advogados a seu dispor? Ledo engano. Então, se eles têm, por que você não teria? Pense nisso e mude a chave.

Moral da história

Não deixe se enganar pelas aparências. Todo mundo luta todos os dias para se manter lá em cima. Se hoje você está olhando “de baixo”, pode ser que algum dia você alcance aquilo que deseja, mas, de uma coisa tenho certeza: você não alcançará o sucesso se não tomar os cuidados listados acima.

Assista abaixo os motivos pelos quais acredito que sua agência de lançamento não dará certo:

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Um abraço e até o próximo post!