Por que fazer contrato antes de um lançamento digital?

Olá, eu sou o Hugo Medeiros (@advogadodigital), advogado do digital, especializado no nicho de lançamentos digitais, e hoje quero falar com você, coprodutor ou expert, as razões pelas quais vocês deveriam pensar em assinar um contrato de parceria antes do primeiro lançamento, seja ele um lançamento teste interno ou um lançamento semente.

A relação entre coprodutor/agência e especialista/expert nem sempre caminha como deveria. Por estas e outras razões, um contrato vai existir para definir esta relação e colocar as coisas em seu devido lugar.

O principal motivo de se ter um contrato antes do primeiro lançamento é segurança para ambos. Pense comigo: é impossível um lançamento interno teste ou semente dar super certo e faturar alto? Não é.

Porém, a gente sabe que antes de um lançamento, seja ele de qualquer tamanho, há um caminho a ser percorrido, tanto pelo expert quanto pelo coprodutor/agência de lançamentos para que se chegue ao resultado final pretendido, qual seja, o sucesso do lançamento, do infoproduto e do próprio expert, que acaba por refletir o sucesso da agência, que por sua vez pode cooptar novos experts.

Desta forma, temos de ter claro na mente que as coisas podem não andar como gostaríamos, mesmo e, talvez, principalmente, o primeiro lançamento da certo.

Pelo lado do coprodutor:
– E toda estratégia traçada?
– E todo tráfego feito?
– E toda sua energia?
– E toda linha editorial?
– E a porcentagem?
– E as notas fiscais?

Pelo lado do expert:
– E a propriedade do infoproduto?
– E todo seu jeito único de falar?
– E a possibilidade do coprodutor lançar gente do mesmo nicho?
– E a porcentagem?
– E as notas fiscais?

É claro que esses são somente alguns poucos pontos que podem ficar ultrassensíveis após um lançamento que dá certo, afinal, somos todos humanos e, infelizmente, aquela lealdade tão presente no início pode se tornar somente uma lembrança. Por isto é que se faz tão importante fazer o contrato (e assinar!) antes mesmo do primeiro lançamento. Desta forma, ambos se protegem e a parceria fica firmada.