Exclusividade: algo que Expert e Coprodutor/Agência de Lançamento precisam definir!

Olá, eu sou o Hugo Medeiros (@advogadodigital), advogado do digital, especializado em agências de lançamentos, coprodução de infoprodutos, infoprodutores, produtores digitais e tudo o que envolve o maravilhoso mundo dos lançamentos digitais, e neste post vou te mostrar em porque você deve conversar sobre exclusividade com o seu parceiro no digital – de preferência – antes de assinarem o contrato.

A produção de um infoproduto muitas vezes envolve esforços de duas partes e, mesmo quando Expert tenha pensado e criado o produto, o coprodutor/lançador vai ao menos ajudar no crescimento da marca do infoproduto no mercado, na autoridade do Expert, enfim, vai, de fato, ser parceiro de negócio do Expert.

Ocorre que esta relação muitas vezes começa de forma muito legal e na paz, mas, muitas vezes por motivos de grana, acaba desdenhando. A esta altura, honestamente, já espero que você tenha amadurecido e sabe que precisa de um contrato para selar esta parceria, mas a questão da exclusividade é algo que vejo pouca gente no mercado da coprodução conversando e falando sobre, por isso trago este assunto aqui para você pensar.

Alguns pontos que acho importante destacar sobre exclusividade. Use isto como um guia na sua conversa com seu parceiro do digital, seja você o Expert ou o Coprodutor/Agência:

  • Expert pode ser lançado por outra agência?
  • Caso possa, ele pode lançar infoproduto concorrente/similar?
  • Havendo a rescisão do contrato, Expert pode lançar o infoproduto com outro Coprodutor/Agência?
  • Havendo a rescisão do contrato, o infoproduto vai ficar com quem?
  • A agência pode lançar infoproduto do mesmo nicho do Expert durante ou depois da vigência do contrato?
  • A agência pode lançar Expert do mesmo nicho durante ou depois da vigência do contrato?

Percebam o quanto é sério este tópico da exclusividade entre coprodutor/agência e expert, pois ele reflete diretamente em questões de concorrência e direitos autorais entre as partes. Por esta razão, é importantíssimo, tanto agência/coprodutor quanto expert, contarem com advogado especializado no digital para auxiliá-los a construírem um contrato justo para ambos.

Conte com uma consultoria especializada em atendimento ao marketing de lançamento e que entenda suas dores.

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Um abraço e até o próximo post!

Hugo Medeiros, Advogado do Digital.